“Vender mais”. Pergunte a dez empresários o que eles gostariam que acontecesse no próximo mês e você verá que praticamente todas as respostas terão algo relacionado ao objetivo de “vender mais”. Sabemos que esse é um desafio com o qual a maioria de nós, profissionais de marketing e de comunicação, nos defrontamos diariamente. Mas também acreditamos que o resultado de vendas, faturamento e receita depende de outros fatores que precisamos fazer acontecer primeiro, tais como: encontrar a melhor equação entre posicionamento, branding e oferta; valorizar a marca e ampliar o seu poder de atração; gerar fluxo qualificado de clientes em potencial, tanto na loja física/show room, quanto em canais digitais (site/blog/redes sociais/e-commerce); aumentar a taxa de conversão de visitantes em clientes efetivos e subir o valor do ticket médio.
Então, fica claro que não devemos colocar o nosso foco e a nossa energia apenas em tentar “vender mais”, pois isso é e sempre será decorrência de algo que, necessariamente, vem antes. Portanto, é fundamental entendermos que fatores podem funcionar como gatilho para vendas recorrentes e, assim, trabalharmos no seu fortalecimento. Parece óbvio. E é. Só que muitos se esquecem disso e se misturam à multidão, correndo cegamente atrás de resultados de venda imediata e a qualquer custo.
E você, o que pensa a respeito?
Luiz Raposo
Especialista em Marketing, Comunicação, Relacionamento b2b, vivendo transição para carreira e negócios em gastronomia.
luizraposo.onmove@gmail.com