O anúncio, eleito pela revista Marketing como o favorito do país, foi inicialmente rejeitado por executivos, mas gerou um retorno significativo sobre o investimento.
Filme do Cadburys Dairy Milk Gorilla: dentro do traje de gorila estava Garon Michael, um ator com experiência em figurinos, mas sem bateria.
Uma marca precisa ir ao coração e não ao cérebro. Gorilla está – nesses 90 segundos – tentando levá-lo a algum lugar.
Juan Cabral, diretor de publicidade
A ideia de um gorila sentado em um estúdio de ensaio vazio, tocando bateria no sucesso de Phil Collins de 1981, In the Air Tonight, veio ao diretor argentino Juan Cabral totalmente formado. No entanto, ele não estava pensando em chocolate na época; ele estava no set de outro anúncio, conversando com os membros da equipe enquanto eles esperavam a chuva diminuir para que pudessem fazer sua foto. A discussão girou para os melhores solos de bateria de todos os tempos e … bingo.
“Terminamos a filmagem, voltei ao hotel e escrevi um parágrafo. No dia seguinte escrevi na íntegra, toda a câmera se move e tudo ”, lembra Cabral. Ele conversou com colegas sobre como transformar a ideia em um curta-metragem. Mas antes que isso pudesse acontecer, a Cadbury abordou Fallon London, onde Cabral era diretor criativo, com um briefing incomum.
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“Todo o negócio se tornou bastante sério e sério, quando na verdade é chocolate e deveria ser mais sobre coisas como Willy Wonka”, lembra Phil Rumbol, diretor de marketing da empresa na época. “A instrução que dei à agência foi: Comer chocolate da Cadbury faz você se sentir bem.”
Fallon lançou “Gorilla” uma semana depois, em março de 2007, e Rumbol adorou.
O problema era que quase ninguém o fazia.
Reacendendo o amor
“Quando eu vi isso com minha equipe, houve uma reação instintiva e imediata de que atingiu o briefing em termos de fazer as pessoas sentirem algo. Quando eu compartilhei isso com meus superiores, é justo dizer que eles pensaram que eu estava louco. Eles disseram: ‘Vamos fazer isso direito. Você quer fazer um anúncio três vezes mais longo do que um anúncio normal, sem chocolate Cadbury e sem mensagem? “
” O retorno do investimento foi três vezes o nível normal.
Phil Rumbol
O que Cabral descreve como “aleatoriedade” do anúncio é algo a que o consumidor está muito acostumado hoje. Mas 2007 foi uma época diferente e na esteira de um caro susto de salmonela no ano anterior que levou a Cadbury a relembrar mais de um milhão de barras de chocolate, a empresa estava compreensivelmente nervosa sobre fazer qualquer coisa que pudesse colocar ainda mais a marca em perigo.
Rumbol, confiante de que o anúncio poderia “reacender o amor” entre os consumidores, encomendou-o e começou a persuadir seus colegas, enquanto Cabral trabalhava.
À caça de gorilas
O diretor saiu em busca de uma fantasia animatrônica de gorila que fosse realista o suficiente para dar a sensação de “documentário” que ele estava procurando. O anúncio foi escrito muito a sério, ele diz: “Assistindo, você sabe que é uma piada, mas há 60 segundos em que nada acontece – apenas um gorila e Phil Collins.”
Muitos dos gorilas que eles viram eram terríveis e com imagens geradas por computador (CGI) ainda em sua infância relativa, não havia muita margem para erro quando se tratava do traje em si. O diretor finalmente encontrou o que procurava no Stan Winston Studio em Hollywood, uma empresa de sucesso em filmes como Predator, Jurassic Park e Aliens.
Havia uma fantasia de gorila muito promissora que apareceu no filme Congo, de 1995. Era feminino, mas eles reforçaram o peito para conseguir a aparência que queriam e adicionaram detalhes distintos, como o dente de ouro que você vê quando o gorila faz uma careta para a câmera por chegar muito perto.
A próxima pergunta era: quem entra nele? “Você não vê nada com esses ternos, então é preciso apenas aprender a cena”, diz Cabral. Eles contrataram Garon Michael, um ator com experiência em figurinos, mas sem bateria. Ele praticou o solo de Phil Collins indefinidamente para obter o sentido certo de uma criatura que – como Cabral descreve – “esteve esperando por este momento toda a sua vida”.
A filmagem demorou um dia e a edição de outros dois. O anúncio final foi apresentado ao cliente pouco mais de um mês depois de ter sido encomendado. “Disseram-me basicamente:‘ Você nunca está exibindo este anúncio ’”, diz Rumbol. Mas ele perseverou e depois de quatro meses conseguiu o que queria – Gorilla foi ao ar durante o final da oitava série do Big Brother, em 31 de agosto de 2007.
A resposta do público foi extremamente positiva. O anúncio se tornou viral, assistido por milhões no YouTube e inspirou paródias de nomes como Wonderbra, The Mighty Boosh e Children in Need. Ganhou uma série de prêmios, incluindo o prêmio principal no Cannes Lions.
Fonte: The Guardian
https://www.theguardian.com/media-network/2016/jan/07/how-we-made-cadburys-gorilla-ad