Como se estabelecer num mercado em que o consumo consciente, o empoderamento do indivíduo e a transparência nas relações imperam como as novas regras de mercado?
O consumidor evoluiu, e a transformação é profunda.
E nós, profissionais de marketing e vendas?
Para facilitar esse entendimento e o tamanho das mudanças pelas quais o mundo vem passando, precisamos, mais do que vender, entender, convencer, gerar experiências… ser mais disruptivo.
Mas o que é disrupção?
Está nos dicionários: interrupção, perturbação, transtorno, rompimento, ruptura…
Falar de disrupção é entender como esse novo consumidor age e interage no momento da pesquisa, na comparação de preços, na efetivação da compra.
Daí vem um provocante agente nessa nova relação, a tal da rede social.
Sabemos que a decisão de compra não está mais sob a influência da publicidade tradicional, as redes sociais são mais que disruptivas, elas mudaram os conceitos de compras e, cada vez mais, as empresas postam seus produtos e serviços nessas redes. E não devem deixar de atuar também em canais de mensagens online, como o WhatsApp, garantindo assim a efetivação nas vendas.
Hoje, pensar on-line, vem ao encontro do novo comportamento de consumo, que não espera e não tem tempo a perder. E, nesse cenário, as marcas também não podem perder tempo. Se elas aguardarem para enviar seus produtos e inovações ao mercado, ficarão totalmente fora do radar. Por essa razão, tudo é pensando para ser transacionado, negociado ou vendido de forma on-line. E não importa o tipo de produto ou serviço, de avião a agrião.
A maior prova disso é que, hoje, esse novo comportamento é determinante na indústria, na criatividade, na logística. Realmente estabelece a velocidade dos negócios.
O comércio eletrônico deve estar integrado com a sua rede social, principalmente se você está navegando pelas redes de consumo rápido. Além disso, esteja atento aos influenciadores digitais youtubers, blogueiros e outros que devem estar surgindo neste exato momento, em qualquer lugar do planeta, que formam as opiniões daqueles que serão os seus consumidores no próximo minuto.
O Google fez uma grande pesquisa e concluiu que a internet mudou a decisão da compra do ponto de venda para a rede:
> 62% dos consumidores consultam informações on-line antes de efetivar uma compra. Eles procuram indicações em sites de buscas e nas redes sociais.
> Nesse universo, 32% dos consumidores conversam ou compartilham informações antes de comprar.
> 83% dos usuários que buscaram informações na internet confiavam na opinião dos usuários da rede para as compras, com uma procura de quatro a sete opiniões.
E o detalhe: essa pesquisa é de 2.012, imagine hoje.
Inovação é o segredo de uma ideia disruptiva, e não espere que ela venha de um CEO, CFO, CCO ou CQQ.
Seu time deve estar preparado para as ideias disruptivas.
Bem-vindo à era em que o agora já aconteceu e o depois… Bem, o depois já era.
Beto Marques
Sócio-diretor de criação da Gorilla Comunicação e VP de Comunicação da ADVB.
betomarques@gorillacomunicacao.com.br